fbpx

Como superar os desafios da inadimplência?

  • agosto 28, 2020

    Inadimplência no condomínio não é novidade para os síndicos, nos últimos meses, a situação complicou. Essa é uma situação que precisa ser controlada mesmo em tempos de crise, pois coloca em risco a saúde financeira do condomínio.

    Boas práticas para reduzir a inadimplência no condomínio

    Para lidar com esse problema a comunicação é essencial. Não sendo apenas necessário ser assertivo com o condômino inadimplente, mas ter uma boa atitude para informar a todos sobre a importância do pagamento da taxa condominial.

    Época essa de desafios e incertezas, é proveitoso ter soluções possíveis para que o morador inadimplente regularize suas pendencias.

    1. Conscientize sobre a importância da taxa condominial

    Envie um aviso aos condôminos, explicando o porquê do pagamento da taxa condominial, assim eles ficam cientes do quanto é fundamental não só para as finanças do prédio, mas para o funcionamento adequado de tudo. Destacando o valor arrecadado, e os informando que o mesmo serve para pagar porteiros e zeladores, e que é essencial os profissionais manterem suas famílias bem nesse momento de pandemia.

    Lembre-os de que a taxa é um rateio entre todos os moradores. Relevante é explicar também, que o pagamento contribui para manter a economia do setor girar e assim garantir o funcionamento dos serviços condominiais sem problemas.

    Envie a circular por e-mail, mensagem de texto e fixe no mural da área comum de maior circulação de pessoas.

    1. Tecnologia para recebimentos e prazos

    O Débito Direto Autorizado (DDA) é uma opção tecnológica. É o condômino quem habilita esse serviço no seu banco. Para isso, ele só precisa de alguns dados da administradora. Cartões de crédito também podem ser usados para cobrança automática.

    Alerte-os sobre o prazo de pagamento, automatize o envio de mensagens de texto com o código de barras até a data de vencimento. Em caso de inadimplência no condomínio, use a mesma estratégia para notificá-los.

    1. Comunicação com os inadimplentes

    A situação está problemática para todos. Porém, não há como deixar de cobrar a taxa condominial, juros e multas.

    Em um momento de crise financeira, os condôminos muito que provável irão sim deixar de pagar a taxa condominial por serem baixos valores de juros e multa aplicados.

    Converse com os inadimplentes, procure entendê-los para chegarem a um acordo. Não tem como você definir uma medida para todos, cada caso é um caso.

    Lembre-se você não deve deixar de cobrar, mas também não pode prejudicar o morador.

    1. Negocie a dívida

    Faça o possível para garantir o pagamento da taxa e ter fluxo de caixa.  Busque alternativas!

    Proponha, neste momento, o parcelamento do pagamento da dívida sem juros. Faça um acordo para os juros começaram a ser pagos somente em janeiro de 2021 – aqueles que recebem o 13º salário terão mais condições de acertar as dívidas.

    Use sua criatividade para garantir a entrada de dinheiro para o caixa do condomínio.

    1. Acordos extrajudiciais

    Você não precisa de um advogado, mas é interessante contratar um para redigir um documento profissional. Alguns definem uma taxa de 40% em caso de descumprimento, para assim garantir a adimplência.

    Leve a juízo apenas para homologação. Dessa forma, o documento se torna um título judicial, e assim, é possível entrar com ação para executar o acordo se este não for cumprido.

    Prefira esse tipo de acordo para evitar ir à Justiça, o que é desagradável para todos.

    1. Não fique preso à inadimplência no condomínio

    Reduzir as despesas condominiais é uma eficiente maneira de diminuir a taxa de condomínio e assim sofrer menos com a inadimplência.

     

    Como fazer isso?

    Investir em tecnologia, como por exemplo uma portaria remota, é uma opção interessante nesse sentido. Esse sistema, faz com que exista uma redução de até 50% nas taxas condominiais.

    Caso isso não for possível agora, outras ações contribuem para diminuir gastos.

    Uma sugestão é adiar obras, melhorias ou investimentos não emergenciais. Selecione as prioridades, mantenha as manutenções em dia (para evitar gastos maiores futuramente) e dedique esforços ao que é essencial no momento.

    Conte com a Seval Administradora, temos uma área jurídica especializada em negociação de inadimplência e podemos ajudar seu condomínio a resgatar a saúde financeira.

    Comentários(0)

    Deixe seu comentário

    17 + 8 =

    Required fields are marked *