-
agosto 5, 2019
A taxa condominial é um dever permanente para quem mora em condomínio, e algumas vezes pode parecer um incomodo para as finanças de muitos quando o valor é considerado alto e chega a realmente atrapalhar economicamente os moradores. Tanto por incômodo ou por iniciativa de mudança, é possível tomar medidas que reduzam o valor da taxa condominial para favorecer os moradores ou interesses para o momento do condomínio.
Cálculo da Taxa Condominial
Antes de pensar em reduzir o valor, é preciso saber no que se baseia o cálculo da taxa, por isso vamos explicar brevemente como normalmente acontece.
Os dois principais fatores são a despesa total e a fração ideal, que é a área que cada apartamento ocupa, considerando a participação proporcional de cada unidade nas áreas em comum. Dentro dessa proporção de cada unidade frente ao total do condomínio (normalmente, abaixo de 1%) tem se a variável pela qual se multiplicam as despesas totais, e assim chegando ao valor que cada unidade deverá pagar.
Essa forma de cálculo é sugerida no Código Civil, mas o condomínio pode escolher a forma que melhor se aplica, desde que ela esteja presente em convenção, só assim ela será aceita.
Formas de Reduzir a Taxa Condominial
- Evitar Desperdício de Água
Conscientizar os moradores do uso de água pode fazer com que o condomínio possa ter uma taxa condominial mais barata. Se cada um usar água evitando o excesso pode diminuir muito as despesas, e se mostrar o lado econômico dessas atitudes, pode haver uma aceitação muito positiva, além dos benefícios ao meio ambiente.
- Prevenir Vazamentos etc.
Para evitar gastos maiores com consertos, é ideal que se tenha manutenções preventivas e vistorias dos sistemas hidráulicos e de gás, pois caso um problema seja identificado logo, o reparo não demandará tanto dinheiro do condomínio, mas se já em estado crítico, pode prejudicar todos com um valor alto da taxa.
- Diminuir Inadimplência
Muito do valor da taxa de condomínio considera a inadimplência média para que as despesas possam ser pagas mesmo que alguns moradores não paguem em dia a taxa condominial, então se houver ações voltadas para a diminuição do número de unidades inadimplentes, a taxa pode sim diminuir. É recomendável que se tenha uma comunicação eficaz nesse sentido, já conscientizando regularmente sobre o pagamento e alertando constantemente os moradores, de forma próxima e amistosa, sem comprometer o relacionamento harmonioso.
- Aderir a tecnologias
Com o uso crescente de computadores e smartphones é possível aderir ao uso da tecnologia para reduzir gastos. Utilizando sistemas de gestão de condomínio, por exemplo, se reduz gastos com folhas e impressões de comunicados, optando por notificações online. Além disso, condomínios que usam cadastros de visitantes, lista de convidados para o salão de festas também poderão unificar, e não ter gastos nesse sentido.
Tenha uma Gestão Financeira Eficiente com a Seval Administradora
Sempre atualizada nos temas atuais, a SEVAL Administradora, projeta para o futuro do seu condomínio, contando com os diferenciais de cada cliente, assim oferece seu serviço de forma personalizada e única.
Trabalhamos com conta individual em nome do condomínio, para maior segurança e transparência.
- Categories:
- Informação
Deixe seu comentário
Comentários(0)