-
janeiro 20, 2020
Para um prédio ou condomínio de casas virar um lar, um sentimento de coletividade é fundamental. Mas essa sensação não começa do dia para a noite, é algo a ser construído diariamente.
Mesmo não sendo a responsabilidade maior do síndico, é dele o dever de que as regras instituídas no regulamento interno e na convenção sejam seguidas.
Também é do interesse do síndico que a convivência seja a melhor possível entre os moradores. Dessa forma, o gestor consegue se concentrar em outras áreas que peçam a sua atenção.
Para isso acontecer, porém, é importante que o síndico saiba como conduzir diversos tipos de situações. Confira diversas situações para que o síndico consiga se posicionar melhor sobre o tema – e, assim, melhorar a convivência no condomínio.
Uso das áreas comuns do condomínio
Para que os moradores façam o melhor uso possível desses locais, é fundamental que as regras de utilização estejam claras para todos.
Uma boa dica é manter, em todos os locais, como piscina, salão de festas, quadras etc., um quadro com as regras do local.
Se algum espaço começar a resultar em mais reclamações, o síndico pode apostar em uma campanha de conscientização, seja via quadro de avisos, portal do condomínio ou cartas para todos os moradores.
Cachorros
Os condomínios brasileiros não podem proibir cães nas unidades condominiais. Também não se pode restringir que os moradores levem os animais no colo, e nem o tamanho dos animais.
O dono do pet deve, porém, prezar pela saúde, sossego e segurança daquela coletividade. Deve manter as vacinas em dia, cuidar para que os latidos não incomodem e para que sua unidade não exale cheiro desagradável.
Crianças
As crianças podem ser um dos fatores que levam uma família a optar por morar em condomínio.
O síndico deve cuidar para que as áreas comuns estejam de acordo com o que pedem as leis e as normas técnicas. Não é dever do síndico, porém, cuidar das crianças nas áreas comuns. Essa responsabilidade é dos pais.
Uma ideia que tem tido uma boa aceitação é eleger um síndico mirim, para que ele repasse as regras de uso das áreas comuns para as outras crianças. Esse processo todo ajuda a engajar as crianças na utilização correta de áreas como o playground, quadras, etc., e à obediência das regras no que diz respeito à barulho, lixo no local certo, etc.
Garagem
Está aí um espaço em que realmente mostra como está a convivência dos moradores do condomínio. Um espaço que pode ser muito bem usado, se todos tiverem cuidado e bom senso, mas que pode gerar diversos problemas.
O síndico deve sempre ressaltar a importância de:
· Se estacionar corretamente e dentro da própria vaga;
· Se obedece ao limite de velocidade;
· De não se permitir que as crianças brinquem no espaço;
· Não buzinar para o porteiro abrir o portão mais rápido que o usual;
· Os moradores tomem cuidado ao abrir e fechar a porta de seus automóveis, evitando danificar o carro do vizinho;
· Devolver o carrinho de compras para a garagem;
· Não se usar o espaço para guardar qualquer outra coisa que não sejam veículos.
A SEVAL Administradora de Condomínios, atua no mercado desde 1993 na área de Administração de Condomínios com profissionais capacitados, priorizando sempre a excelência tanto em seu atendimento ao público, quanto na área administrativa.
Na direção da empresa contamos com colaboradores competentes, contadores, advogados, e administradores de empresas.
Oferecemos serviços altamente qualificados e específicos para Condomínios, atendendo as exigências legais, cumprindo com seus compromissos e valorizando seus clientes.
Com sistemas informatizados, a SEVAL Administradora de Condomínios, tem como filosofia empresarial, agregar valores para seus parceiros com agilidade, de tal forma que seja recompensada com a sua continuada preferência.
- Categories:
- Convivência
Deixe seu comentário
Comentários(0)