-
agosto 8, 2020
Muitas mudanças de comportamento foram necessárias, nos condomínios, isso ficou ainda mais latente. Os empreendimentos nunca estiveram tão cheios e com áreas comuns tão vazias. O barulho agora é vertical e os problemas, individuais.
Barulho aumentou: crianças em casa, pessoas em home office…
Nestes últimos dias, as crianças estão em casa, os pais fazendo home office, muitos moradores sem filhos se incomodam com o barulho da unidade vizinha.
Trabalhar, cuidar dos filhos nas tarefas e brincadeiras, além de cuidar da casa, uma vez que muitos estão sem suas ajudantes do lar. Somando-se a tudo isso a preocupação com o dia de amanhã e com a situação financeira.
Pais e Mães se vendo na função de acompanhar as aulas on-line de seus filhos, fazendo o papel de professores, reinventando diariamente para os filhos mesmo em confinamento. Criar rotinas, encarar o desafio de manter corpo e mente ativos, buscar brincadeiras e atividades para distrair a família dentro de casa.
Prática esportiva: adaptação de aulas da academia do prédio para meios on-line
O mesmo para os esportistas que não conseguem viver sem atividade física, o corpo acostumado ao movimento, com corrida, musculação, yoga, dança, lutas, passam a reclamar do sedentarismo.
Fica para o síndico a tarefa de abrir canais remotos com grades de aulas para que seus condôminos tenham uma opção de continuar com suas atividades, ainda que em distanciamento.
Empresas que trabalham com assessoria esportiva de condomínios-clube tiveram que rapidamente se reinventar, apresentando grades de aulas on-line, com lotação até maior do que as aulas presenciais.
Acompanhamento constante de decretos, leis e recomendações de órgãos oficiais
Com a pandemia, é necessário acompanhar todos os decretos estaduais e municipais, além das indicações e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretarias da Saúde.
Implantar salas de crise para discussões em conjunto com as administradoras, advogados, gerentes, líderes e grupo gestor, é uma boa, pois cada um tem a oportunidade de mostrar a sua importância para que a engrenagem funcione.
Grandes crises geram, inevitavelmente, um momento de mudança, de se reinventar, de mostrar que podem, sim, existir “ganhos e aprendizados” em meio à calamidade.
Voluntariado entre vizinhos
Momentos como este estão nos fazendo olhar para o próximo talvez de uma forma que já havíamos esquecido. Então nasce nos condomínios movimentos do bem, de ajuda ao próximo.
Alguns vizinhos, que por se sentirem sós, precisam conversar um pouco.
Outros precisam de alguém que ajude com a compra do mercado, remédios, uma comidinha. Tenho visto tanta oportunidade de enxergar o próximo de forma diferente e mais humana, com menos julgamentos e mais empatia.
É um momento é delicado que nos exige razão e emoção, ao mesmo tempo, e transmitir acolhimento e solidariedade às famílias é fundamental.
- Categories:
- Convivência
Deixe seu comentário
Comentários(0)